Planejamento financeiro é primordial na hora de adquirir seu imóvel


Como organizar as finanças para comprar um imóvel

Organizar as finanças é fundamental para quem deseja comprar um imóvel. A compra de uma nova, ou apartamento significa não apenas um enorme passo na vida pessoal do comprador, mas também no âmbito financeiro. No artigo de hoje, listamos várias dicas para você que pretende investir futuramente em um imóvel e deseja desde já economizar seu dinheiro para essa aquisição.

1 - Planeje com antecedência

Você deve começar a economizar para comprar um imóvel um ou dois anos antes de efetuar a compra. Isso por que você precisa ter um bom valor para a entrada, de forma que as futuras parcelas não comprometam mais do que 30% da sua renda mensal.

2 - Crie uma planilha

Registre em uma planilha todos os gastos e economias do mês. Dessa forma você consegue ver com mais clareza para onde o seu dinheiro tem ido, o que nos leva à terceira dica.

3 - Avalie quais gastos podem ser cortados

É provável que na planilha mencionada acima você perceba que tem gastado muito com itens que talvez não sejam tão importantes no momentos, visto que você precisa economizar para comprar um novo imóvel. Avalie com calma quais gastos podem ser cortados ou, pelo menos, reduzidos.

4 - Defina prioridades

Essa dica irá ajudar você a realizar a dica anterior. Ao definir suas prioridades, a tarefa de cortar e reduzir gastos se torna mais fácil. Por exemplo: avalie com sinceridade a sua rotina e pergunte-se se é possível tornar a conta de energia mais barata, ou se você realmente precisa do plano de telefone que tem usado. As vezes mesmo os pequenos detalhes podem fazer diferença na soma total das despesas.

5 - Crie metas de economia

Após avaliar suas finanças e reduzir gastos, defina qual quantia mensal você pode economizar. É importante que essa economia seja um hábito em sua vida. Uma boa dica é guardar esse valor assim que você receber o seu salário, para evitar que você recorra a ela futuramente.

6 - Aprenda a investir

A poupança, apesar de fazer o seu dinheiro render, não é a única — nem a mais vantajosa — forma de fazer o seu dinheiro render. Entretanto, para investir o seu dinheiro, é preciso entender um pouco de economia. Busque a ajuda de um economista e estude essa área. Assim você com certeza fará a decisão mais sábia e fará seu dinheiro render mais.

7 - Utilize o seu FGTS

A retirada do FGTS é permitida quando a finalidade é a compra de um imóvel. Se você trabalha pelo regime CLT e já tem três anos (ou mais) de contribuição, você pode resgatar esse valor para aquisição da casa ou do apartamento próprios.

8 - Considere os gastos extras

Ao economizar para comprar um imóvel, tenha consciência de que gastos extras poderão surgir. Despesas com documentos, reformas, ou decoração são comuns e você deve estar preparado.

Com essas dicas, seu planejamento será muito mais eficaz! Além disso, o sonho de investir em um imóvel próprio será realizado com muito mais tranquilidade. Se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco para que possamos te ajudar!