O que significa manutenção predial?

A manutenção predial é voltada para a conservação e segurança das edificações residenciais ou comerciais. A atividade deve ser exercida por empresas ou pessoas especializadas, sérias e com credibilidade, de acordo com a necessidade de cada infraestrutura. O resultado é a valorização constante do patrimônio, a garantia da funcionalidade das instalações e a segurança dos que nelas moram, trabalham ou circulam.

Os serviços executados nas manutenções prediais podem ser divididos em preventivos e corretivos.

Os serviços preventivos geralmente custam menos por possibilitar melhores aquisições, ou seja, quando se dispõe de tempo para negociar e também planejar alternativas viáveis. Além disso, a execução desses serviços pode ser agendada para momentos oportunos, causando menores impactos para os condôminos.

Já a manutenção corretiva é quase sempre executada com pressa, sob condições críticas, quando o condomínio se sujeita ao pagamento de preços geralmente altos. Realizar um serviço de manutenção corretiva significa maiores custos para execução de um mesmo trabalho com melhores condições.

Mas o que precisa ficar claro é: manutenção predial exige planejamento e pessoas credenciadas para prestar o serviço. Ou você contrataria um fornecedor sem referências para realizar a manutenção do seu patrimônio imobiliário?

Texto: Roberta Mattana