Mudança, como se organizar nessa hora?

Mudar de casa pode ser uma situação estressante em muitos casos, pois demanda tempo e planejamento. Para evitar que a mudança residencial se torne um caos, separamos a seguir alguns itens indispensáveis de como lidar com o processo, mostrando a maneira mais fácil e simples de fazer a mudança.

Os preparativos

Imagem relacionada

Sempre que for organizar uma mudança, tente preparar tudo com o máximo de antecedência. Para não ter problemas com a disponibilidade de datas, inicie uma pesquisa e solicite orçamentos a empresas de transporte com cerca de três meses de antecedência em relação ao dia da mudança. Peça indicações e referências a amigos e conhecidos. Antes de fechar o contrato de serviço com determinada empresa, certifique-se do limite de caixas e volumes acordado. Também cheque se, no custo do transporte, estão inclusos o seguro do que será transportado e os materiais para embalar, como: plástico bolha, caixas e outros itens. É essencial discriminar no contrato o que será coletado.

DescartesResultado de imagem para mudança de casa

Esse é sem dúvida um item que deve ser feito no planejamento de uma mudança de residência. Faça uma lista de coisas que não valem a pena serem levadas, como:roupas, sapatos, eletrodomésticos, produtos vencidos, remédios, perfumes, etc. Tudo deve ser observado, quanto mais tempo você perder nessa tarefa, menos tempo você terá na organização da nova casa. Quando estiver analisando os descartes, coloque caixas ou sacos separados para lixos e doações. Tenha em mente que o que não serve para você pode ser de utilidade a outras pessoas.

Objetos Valiosos

Imagem relacionada

Por uma questão de segurança, caso possua joias, carregue-as com você no dia da mudança. Em caso de obras de arte ou antiguidades, uma dica interessante é fotografá-las, para que fique documentado o estado de cada peça. Ainda sobre essa situação específica, uma atitude precavida é contratar uma empresa que seja especializada no transporte desse tipo de objeto.

No dia da mudança

Imagem relacionada

Coloque etiquetas ou escreva o que há dentro de cada caixa, para facilitar na hora de levá-las para seu devido cômodo. Caso os materiais para empacotar não sejam providenciados pela empresa de transporte como parte do valor do serviço, é preciso adquirir alguns itens essenciais, como: caixas, canetas do tipo pincel atômico, plástico bolha, fita adesiva e etiquetas. Escreva a palavra "frágil" naquelas que acondicionarem os objetos delicados e faça setas indicando o lado de cima, desse modo, não há risco das caixas serem transportadas do lado errado. Oriente bem a empresa de mudança de como proceder com os objetos. Tente deixar as caixas frágeis por último, pois colocá-las por baixo de outras com objetos pesados pode ter um resultado desastroso.

É indicado também separar uma pequena mala com duas trocas de roupa, um jogo de cama e um de banho para cada membro da família. Coloque em uma caixa itens de higiene pessoal e em outro recipiente, reserve alguns alimentos e água. Todos esses objetos podem ser solicitados no correr da mudança, por isso, é importante tê-los à mão. Depois de esvaziar toda a casa, verifique cada cômodo para ter certeza de que não está deixando nada para trás.

Mudança para condomínios

Imagem relacionada

Se você está se mudando para um apartamento, você deve estar bem informado quanto as regras do condomínio. Antes da mudança, solicite cópia do regulamento interno para que você possa verificar:

- Horários e dias permitidos para a mudança;
- Se existe a possibilidade de um agendamento prévio (Condomínios evitam duas ou mais mudanças no mesmo dia);
- Descarte correto do que restou (Verifique como e onde devem ser colocados os lixos da mudança).

Finalização

Resultado de imagem para mudança casa

Após finalizar o transporte e distribuir as caixas sinalizadas em seus respectivos cômodos, escolha um ambiente conforme sua prioridade e comece a desempacotar e a guardar os objetos. Não inicie a organização de vários cômodos ao mesmo tempo, o ideal é apenas começar a arrumação de um ambiente após finalizar o anterior. Não limpe cada item para depois armazená-lo, a exemplo de talheres, pratos, copos e outros objetos da cozinha. Primeiro organize a casa, para depois, com a residência funcionando, lavar e limpar o que demandar tal cuidado. Dessa forma, o trabalho rende e não há caos a sua volta.

Mudanças dependem de muito trabalho, tempo, disposição e organização. Mas pensar na satisfação que o novo lar irá trazer para a sua família, no final, vale à pena!