Como escolher o melhor bairro para morar

Escolher o endereço de seu novo lar é uma tarefa de grande responsabilidade! O bairro onde uma pessoa mora interfere diretamente na sua rotina e qualidade de vida, portanto, para acertar na decisão, é preciso estar atento a uma série de critérios que serão a base para que você encontre a melhor localização para o seu perfil.

No artigo de hoje, trouxemos uma série de dicas que são fundamentais para que você escolha o melhor bairro para morar.

1 - Caminhe pelas ruas e tente conversar com os moradores

Por mais simples que possa parecer, essa dica é fundamental. Não há melhor maneira de conhecer um lugar do que o explorando com os seus próprios pés e olhos, e conversando com pessoas que já moram nele. Elenque os bairros que você possui interesse e faça uma visita! Lembre-se de que um bairro pela manhã pode ser completamente diferente de sua versão à noite. Por isso, procure visitar os bairros que você possui interesse em horários diferentes.

2 - Avalie a segurança

Avaliar a segurança de um local é uma tarefa que pode ser cumprida enquanto você segue a primeira dica deste artigo. Além de questionar os moradores sobre esse aspecto, você pode verificar se as ruas são bem iluminadas, se há presença de câmeras e se há policiamento na região.

3 - Entenda a vizinhança

Para alguns, a melhor vizinhança é aquela tranquila e que vive em comunidade. Para outros, agitação é fundamental. Por isso, procure observar como é o comportamento geral dos moradores de cada bairro, a fim de descobrir qual vizinhança será mais condizente com o seu estilo de vida.

4 - Não esqueça da sua rotina

Avalie com atenção se o bairro que você está interessado se encaixa na sua rotina. Estude os possíveis deslocamentos que serão feitos, bem como os gastos que você terá com essa questão e o modo como você irá resolvê-la.

5 - Valorize os centros comerciais

É unânime a preferência das pessoas por bairros que ofereçam facilidades para a rotina, como farmácias, bancos e supermercados. Contar com esses estabelecimentos nas imediações facilitará a sua rotina, uma vez que você provavelmente poderá resolver todas essas questões a pé.

6 - Analise a infraestrutura

A qualidade de vida aumenta na medida em que um bairro oferece a infraestrutura adequada. Portanto, verifique se o transporte público é satisfatório, se as vias de acesso e equipamentos urbanos estão em bom estado e se há parques e áreas verdes por perto. A longo prazo, todos esses aspectos fazem enorme diferença na vida de um morador.

Você tem alguma dica que faz a diferença na hora de escolher o melhor bairro para morar? Compartilhe conosco!