Como aplicar o Feng Shui em sua casa

O Feng Shui é um termo de origem Chinesa, que tem como objetivo organizar espaços, procurando sempre atrair benefícios à natureza. Cada objeto - de um porta-retratos a um sofá – interfere na dinâmica e energia do seu espaço.

Conhecido como “terapia de ambientes” o Feng Shui pode ser aplicado a locais de qualquer tamanho, levando em conta o equilíbrio e uma energia que favoreça o local. A fluidez e a harmonia na disposição dos móveis são muito importantes, desde os objetos de decoração, cores e iluminação. Por meio do Feng Shui é possível harmonizar os ambientes para atrair prosperidade, equilibrar as emoções e a mente, melhorar os relacionamentos, abrir caminhos para oportunidades na vida pessoal e profissional.

Veja abaixo algumas dicas de como aplicar o Feng Shui em sua casa:

- Se você vive em uma casa ou apartamento pequeno, a dica é apostar em paredes nas cores claras. Elas podem enganar os olhos e dar a sensação de um espaço maior. Cortinas que vão do teto ao chão aumentam a parede, e o uso de espelhos pode ampliar o local.

- Arrume as suas gavetas. Comece pela do banheiro, em seguida a do criado-mudo, depois a da mesa de trabalho, as gavetas do armário da cozinha e, principalmente, as do guarda-roupa. Perceba a renovação energética.

- Utilize objetos decorativos de madeira ou de cor verde em todos os cômodos da casa ou do local de trabalho. Esses objetos ajudam a aumentar a energia.

- A porta de entrada e as de todos os cômodos deve abrir totalmente ou, pelo menos, em um ângulo de 90 graus. Não coloque objetos atrás das portas, pois além de impedir sua abertura, isso causa obstáculos para entrada do chi (energia vital) e, consequentemente, de oportunidades.

- As janelas devem ser limpas e livres de rachaduras em seus vidros, e a estrutura de metal ou madeira deve funcionar com facilidade na abertura e fechamento. Elas simbolizam os olhos, a vida exterior e o futuro.

- A água que circula nos canos e nas torneiras simboliza tanto as emoções como as finanças. Por isso, é sempre bom evitar vazamentos.

- A posição ideal dos sofás é de frente para a porta, para ter a visão de quem chega. Os sofás são lugares de recepção de visitas, de convívio, de integração. Por isso, têm relação com sociabilidade, comunicação e alegria.

A bagunça e o acúmulo de objetos sem uso prejudicam o fluxo de energias positivas, criando pontos de estagnação.  Mesmo que usemos as cores, os formatos e os objetos decorativos mais adequados para cada local, segundo o Feng Shui, se a energia não consegue fluir livremente, os bons potenciais não poderão se manifestar em nossa vida.