Caxias do Sul: a melhor cidade do estado para investimentos imobiliários

Um levantamento do Departamento de Economia e Estatística do SECOVI/RS colocou Caxias do Sul como a cidade mais atrativa do Rio Grande do Sul para receber investimentos imobiliários. O estudo, realizado pela terceira vez, leva em conta 15 variáveis sociodemográficas e econômicas das cidades e tem como foco a demanda, uma vez que considera essa a principal responsável pela aquisição de imóveis.

O presidente da Associação das Imobiliárias de Caxias do Sul (Assimob), Omar Borges, afirma que esse índice é muito importante para Caxias neste momento. Segundo ele, os últimos três anos foram muito difíceis para o setor imobiliário na cidade, mas esse indicativo de confiança deve fazer com que o setor retome os números alcançados no início da década. “Esse ano a gente já tem conhecimento que a cidade está para receber belíssimos empreendimentos. Eu acredito que os próximos cinco anos são muito promissores para o mercado imobiliário em Caxias. Ele vai se equiparar ao nosso último grande desempenho, que foi de 2010 a 2013, onde praticamente se vendia tudo rapidamente”, afirma.

Um levantamento extraoficial realizado pela Assimob em novembro de 2017 dava conta de que Caxias do Sul tinha cerca de 9 mil imóveis vazios à época. A estimativa era de que aproximadamente quatro mil estavam à venda e outros 5 mil disponíveis para alugar. Com a retomada econômica de 5,6% apresentada pela cidade ao final do ano, a tendência é de que o cenário mude ao longo de 2018.

A esperada retomada da construção civil também é aguardada por trabalhadores. Em 2017, o setor foi um dos responsáveis pela queda no número de vagas de emprego na cidade. Ao todo, a construção civil fechou 673 vagas no ano. Foram 2.543 demissões contra 1.966 contratações.


Fonte: Via Portal Leouve