5 dicas para você escolher o seu imóvel ideal

Escolher um imóvel para alugar ou comprar é sempre um prazer - apesar de essa tarefa vir acompanhada de inúmeras responsabilidades. Afinal, nosso lar é um dos nossos maiores patrimônios, é o lugar onde passamos mais tempo. Para te ajudar a escolher o seu imóvel ideal, elencamos alguns critérios que devem ser levados em consideração.

1 - Entenda a sua rotina

É importante que você escolha um imóvel que seja adequado à sua rotina. Isso significa que ele deve ser próximo aos lugares que você mais frequenta - como trabalho e faculdade, te oferecer fácil acesso ao transporte público, ou permitir que você não perca muito tempo do seu dia dirigindo.

2 - Considere o presente e o futuro

Em qual fase da vida você está agora? Chegou a hora de escolher um imóvel para viver durante muitos anos e ter uma família, ou você sabe que essa é uma fase de transição e logo você terá (ou desejará) que se mudar para outro local? As respostas influenciam diretamente na escolha do seu imóvel: investir na compra de uma casa ou apartamento, por exemplo, é a melhor opção para quem deseja criar raízes, enquanto alugar um apartamento é a melhor solução para quem ainda está estudando, ou construindo carreira.

3 - Qual o tamanho da sua família?

Se você já tem filhos, ou pretende ter, é necessário considerá-los na hora da escolha. Afinal, você precisará de mais espaço para acomodá-los, e para que eles possam ter uma vida confortável.

4 - Tenha em mente o seu estilo de vida

Ao ter consciência do seu estilo de vida, fica mais fácil decidir não apenas as características do imóvel que você dará preferência, mas também qual localização será melhor para você. Se você é uma pessoa mais agitada, que gostaria de ter opções de lazer próximas, o Centro da cidade - ou um bairro próximo - seria a melhor escolha, enquanto os bairros residenciais são ideais para quem busca por uma vida mais tranquila.

5 - Avalie a sua renda

Antes de decidir comprar, ou alugar um imóvel, você deve verificar qual a porcentagem de sua renda que será comprometida com o pagamento dar parcelas, ou aluguel. Além disso, é importante que você tenha uma boa quantia reservada para emergências. Normalmente, recomenda-se que você comprometa 30% de sua renda mensal nesse investimento.

Agora que você já sabe quais pontos considerar na hora de escolher um imóvel, é hora de começar as suas pesquisas!