5 dicas para melhorar a qualidade do ar na sua casa

Você já deve saber que a qualidade do ar é um problema bastante debatido, especialmente nas grandes capitais, certo? Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o ar que respiramos dentro de nossa casa pode conter os mesmos poluentes encontrados do lado de fora. Evitar os efeitos da poluição na rua pode ser uma tarefa difícil, mas em sua casa é possível seguir algumas dicas que melhoram a qualidade do ar. Vamos a elas?

1- Limpe o filtro do ar condicionado

Se você tiver ar condicionado em casa, é essencial que você limpe seu filtro com regularidade, especialmente se você tiver animais de estimação em casa. Consulte o manual que acompanha o seu ar, assim você pode checar qual a periodicidade recomendada pelo fabricante.

2- Evite perfumar a casa

O uso de purificadores de ar é bastante comum e com certeza deixam o ambiente mais agradável, porém, eles não contribuem para a qualidade do ar que você respira. A razão para evitá-los é a sua composição, que geralmente inclui elementos tóxicos. Para perfumar a casa, dê preferência aos aromatizantes naturais, normalmente feito com ervas e especiarias.

3- Tenha plantas nos cômodos

Se você não quer, ou não pode investir em filtros de ar, você pode espalhar plantas pelos cômodos. Samambaias e bambus, por exemplo, são boas opções que ajudam a eliminar toxinas do ar. Entretanto, é preciso ter o cuidado de mantê-las saudáveis. Do contrário, elas podem liberar contaminantes biológicos no ar.

4- Evite fumar dentro de casa

A fumaça do cigarro é um dos agentes que mais poluem o ar interno. Se você deseja fumar, procure fazê-lo em áreas externas e que permitam o hábito. Do contrário, dê preferências para locais perto de janelas, ou em sacadas.

5- Lave roupas de cama e travesseiros regularmente

A cama é um ambiente propício para a proliferação de ácaros. Consequentemente, a sua higienização inadequada pode trazer malefícios ao ar da sua casa. Procure, portanto, trocar as roupas de cama e lavar os travesseiros com frequência!

Você conhecia essas técnicas? Conte para a gente!