4 cuidados que você deve ter ao comprar um imóvel

Comprar uma casa, ou apartamento é um enorme investimento pessoal e financeiro. O processo de compra é complexo e envolve muita burocracia e inúmeros documentos, por isso, todo cuidado é necessário nesse momento. No artigo de hoje, listamos 4 precauções que você deve ter ao comprar um imóvel para saber identificar e evitar possíveis golpes.

1 - Avalie a documentação do vendedor

Uma empresa ou pessoa será a responsável por vender o imóvel a você, ou seja, você lidará com uma pessoa jurídica. Dessa forma, é indispensável que o vendedor apresente estes documentos:

Cópia do CNPJ;
Cópia autenticada do contrato social/estatuto social;
Documentação registrada na Junta Comercial de alterações no contrato/estatuto;
Certidão de quitação de tributos de contribuições federais;
Certidões negativas.

2 - Pesquise sobre a incorporadora/construtora responsável pelo imóvel

Não economize tempo de pesquisa sobre a instituição pela qual você fará negócio. Busque pela reputação na internet e na cidade, verifique a opinião de amigos, analise em quais projetos ela está envolvida e faça todas as perguntas que julgar necessário. Esse é um dos primeiros passos que você deve dar quando decide investir em um imóvel e garantirá que o investimento seja feito com segurança.

3 - Avalie a documentação do imóvel

Se o imóvel de seu interesse for usado, certifique-se de que sua documentação está em dia. Você deve verificar os seguintes documentos:

Matrícula atualizada
Certidão atualizada do IPTU
Certidão negativa e atualizada de tributos municipais
Declaração de inexistência de débitos condominiais
Certificar se o imóvel não é classificado como utilidade pública

4 - Faça uma vistoria no imóvel

Fazer uma análise mais profunda do imóvel pode revelar defeitos que não foram mencionados pelo vendedor. Por isso, teste as luzes e as torneiras, avalie a condição do piso, verifique se não há infiltrações, repare em todos os aspectos do imóvel e não sinta receio em fazer todas as perguntas que achar necessárias sobre as condições do local.

Com essas dicas, a compra do seu imóvel será um processo muito mais seguro e que lhe trará mais alegrias do que dores de cabeça! Se você ainda tiver dúvidas sobre os cuidados que deve ter ao comprar um imóvel, entre em contato (http://www.prolar.imb.br/) conosco para que possamos lhe ajudar!