Como organizar um condomínio para o final do ano

Engana-se quem acredita que as tarefas de um síndico no final do ano se resumem à decoração natalina dos ambientes. Segurança, impostos e previsão orçamentária são, por exemplo, apenas três das demandas extras que surgem nessa época. Se você, síndico, ainda se sente perdido em meio a tantas obrigações, esse artigo é para você. Listamos vários tópicos que vão lhe auxiliar na organização do seu condomínio para o final do ano.

Faça o planejamento

Convoque uma assembleia para definir a previsão orçamentária para o próximo ano. Assim, você garante que todos os moradores tenham consciência dos planos administrativos para o futuro. Além disso, entregue a cota condominial de janeiro com antecedência, para que o local não fique no prejuízo devido a ausência dos moradores.

Atente-se à segurança

O final do ano é marcado pela ausência de muitas famílias. Dessa forma, o condomínio ficará mais vazio e, por consequência, mais exposto à insegurança. Para remediar essa situação, você pode oferecer cursos de segurança para os funcionários do condomínio, além de convocar uma reunião para reforçar regras e procedimentos de segurança.

Decore o ambiente de forma sustentável

Invista em itens de decoração que poderão ser reaproveitados futuramente. Outra boa dica é consultar os condôminos pare verificar se algum possui itens para emprestar, ou possui uma loja que comercializa esses artigos, para que você possa estabelecer uma parceria e obter um bom desconto.

Organize o quadro de funcionários

Verifique com antecedência o período de férias de cada funcionário e organize esses dados em uma planilha. Se você contratar terceiros para suprir a ausência dos que estarão em férias, não se esqueça de comunicar os moradores quanto à mudança.

Comunique os moradores sobre despesas extras

Se cestas de Natal para os funcionários, decoração e caixinhas de Natal fazem parte, entre outros itens, da sua lista de despesas extras, não deixe de comunicar aos moradores sobre esses valores. A melhor maneira de evitar mal entendidos é informar sobre essas taxas em uma assembleia, e justificar as quantias no momento do pagamento das taxas por parte dos condôminos.

A lista de tarefas para a organização de um condomínio no final do ano é grande. Entretanto, com bastante planejamento e organização, é possível deixar todas as pendências em dia, e aproveitar as festas com tranquilidade!