6 dicas para você ler mais livros

Em clima de Feira do Livro em Caxias do Sul - evento no qual somos um dos apoiadores, hoje nosso texto é especial. A leitura é um dos hábitos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, e uma das formas mais eficazes de adquirir conhecimento. Independente do conteúdo do livro, ler aprimora a capacidade de interpretação de textos e mantém ativo o raciocínio do cérebro - além de oferecer ao leitor fundamentos amplos e diversificados sobre inúmeros assuntos. Quem lê mais, escreve, fala, ouve e pensa melhor.

Com o advento do imediatismo da era da tecnologia, os livros têm disputado seu espaço com celulares, computadores e toda a gama de oportunidade que estes oferecem. Entretanto, a leitura continua sendo fundamental que ainda deve ser cultivado. Por isso, listamos uma série de dicas para te ajudar a otimizar o tempo e incluir outra vez de forma efetiva - mesmo que aos poucos - o hábito da leitura em sua rotina.

1 - Reserve um tempo para ler

Esperar que um pouco de tempo livre apareça na rotina é um equívoco. Não reservar um tempo para ler é como classificar a leitura como uma tarefa menos importante que as demais, e isso fará com que você adie seu cumprimento - especialmente se você não tiver muita afinidade com os livros. Por isso, estabeleça alguma parte do seu dia, por menor que seja, para ler; um pouco antes de dormir, por exemplo. Assim, você praticará esse exercício todos os dias e, além de tudo, manterá sempre a história fresca na sua cabeça.

2 - Aproveite os intervalos

Se você passa algum tempo considerável do seu dia no transporte público, ou acha que tem passado tempo demais apenas rolando timelines no seu celular, pode usar esses minutos para a leitura. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e mantém esse hábito ativo.

3 - Aproveite a tecnologia

Há uma variedade enorme de livros disponíveis no formato de e-books (e muitos são gratuitos!), assim você pode lê-los no computador. Também há os e-readers, dispositivos parecidos com tablets, que podem armazenar centenas de obras e que simulam as páginas reais de um livro, para que você não prejudique os seus olhos com a típica iluminação emitida por aparelhos eletrônicos.

4 - Elimine as distrações

Se as notificações do seu celular são irresistíveis para você, ou se apenas a presença do aparelho ao seu lado é um convite para usá-lo, mantenha-o longe durante as suas leituras, ou ative o modo silencioso. Lembre-se que uma leitura, para ser melhor aproveitada, precisa ser feita com concentração.

5 - Leia o que você gosta de ler

Ler deve ser prazeroso, por isso, não execute essa tarefa apenas por obrigação. Escolha um tipo de livro que agrade o seu gosto para ler. Assim você conseguirá se concentrar melhor no livro e se sentirá mais motivado a continuar lendo.

6 - Reserve um cantinho especial do seu lar para a leitura

Nós sabemos muito bem da importância do lar para uma pessoa - inclusive para uma que é leitora! Escolha um canto aconchegante e especial da sua casa para ler. Procure um ambiente bem iluminado e no qual você se sinta à vontade. Também é importante que ele te mantenha longe de possíveis barulhos.

Quer colocar as dicas em práticas, mas não sabe por qual obra começar? A 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul seguirá até o dia 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, e conta com inúmeras bancas diferentes; certamente você irá encontrar o seu estilo ideal de leitura lá!