5 Dicas para você economizar na reforma de sua casa

Seja porque você deseja dar uma nova cara ao seu lar, ou porque as estruturas atuais precisam de melhorias, uma coisa é certa: reformas requerem bastante dinheiro e, frequentemente, vêm acompanhadas de muita dor de cabeça.

Para que você possa evitar o máximo de dificuldades que for possível, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a economizar, e também a prevenir possíveis incômodos e imprevistos ao longo das obras.

1 - Tenha uma reserva financeira que custeie a obra toda, ou parte dela

Antes mesmo de começar a obra, é importante pesquisar qual será, aproximadamente, o valor total do investimento. Dessa forma, você se mantém relativamente prevenido contra imprevistos financeiros, e pode garantir que, caso mesmo assim eles ocorram, você não precisará retirar dinheiro da reserva feita para outras finalidades na sua vida. Outra dica nesse tópico é a seguinte: você pode aumentar o seu orçamento se possuir um bem que deseja vender.

2 - Procure o melhor financiamento

Caso você não tenha uma reserva financeira, é absolutamente fundamental que escolha o melhor financiamento para a obra. Algumas instituições oferecem linhas de crédito especiais para reformas de casas. Pesquise com paciência e atenção e escolha uma opção que não comprometa as suas finanças.

3 - Faça um projeto e siga-o

Um projeto precisa ser bem detalhado. Ele precisa deixar claro quais são as suas prioridades e buscar soluções de forma ágil - e sem perder o bom gosto. Você deve desenvolver um e segui-lo com disciplina. Assim, você não foge o orçamento.

Buscar auxílio profissional nessa tarefa - com engenheiros e arquitetos - pode parecer um custo extra à primeira vista. Porém, ao final, essa decisão pode resultar em mais economia. Esses profissionais possuem conhecimento e experiência na área, por isso, são capazes de otimizar o seu projeto, evitando desperdício de tempo e de material, e também assessorando a obra na escolha de itens, para que você consiga unir preço baixo e qualidade.

4 - Faça uma planilha de custos

Buscar materiais durante o andamento da reforma, ou ter surpresas no momento de verificar o preço da mão-de-obra são problemas que afetam não apenas o orçamento, mas também o seu tempo. Por isso, elabore uma lista minuciosa com todos os itens nos quais você precisa investir, e também as quantias destinadas à contratação de profissionais que farão parte da obra.

5 - Contrate profissionais de confiança

Converse com familiares e amigos e busque indicação dos profissionais que farão parte da obra. É importante que pessoas de confiança estejam envolvidas nesse processo, afinal, isso pode evitar desperdício de investimento em um profissional que não atenda os seus requisitos, gastos extras e possíveis atrasos na reforma.

Pronto para colocar as mãos na massa e reformar a sua casa? Se precisar de auxílio durante o andamento, não hesite em nos contatar!